O Caja-manga Anão (Spondias dulcis) é uma frutífera muito interessante de ser cultivada principalmente pelo fato de apresentar um porte bastante reduzido, pois seu tamanho final fica entre 1,50 a 3 metros. Seu crescimento é bastante rápido e mesmo em plantas obtidas de sementes chega a produzir em menos de um ano o que torna essa planta uma excelente opção para aqueles que gostam de cultivar frutíferas em vasos.
O Cajá Anão é nativo do Pacífico Sul e pertence á família das anacardiáceas, produz grande quantidade de frutos que em tamanho lembram o cajá-mirim, mas em sabor e aparência são idênticos ao cajá-manga e até as sementes apresentam as mesmas fibras. Os frutos não são produzidos todos de uma vez, o que faz com que a planta fique produzindo durante longo período o que a torna mais curiosa e decorativa. O ponto ideal de colheita é quando começam a cair do pé e nesse grau de maturação já estão com a polpa mais mole e podem ser usados na preparação de sucos, geléias e batidas e apesar da polpa ácida também podem ser consumidos ao natural. Devido ás características citadas também ficou conhecido como Mini-Cajá.
Nome científico: Sponcias dulcis (Evia dulcis)
Luz: Pleno sol
Solos: Vários tipos de solos, preferencialmente ricos em matéria orgânica e descompactados. Quando cultivado em vasos usar substratos de fácil drenagem e adubar periodicamente com adubos específicos para frutíferas encontrados em floriculturas e supermercados.
Origem: Ilhas do Pacífico Sul.
Mudas: 10,00 até 40,00 reais, dependendo do tamanho.
Whatsapp para contato: (64) 9618 - 4391