Nome científico: Rubus idaeus.
Nome comum: Framboesa.
Nomes populares: Framboesa, framboeseira ou framboeseiro.
Família: Rosaceae.
Origem: Centro e Norte da Europa e parte da Ásia.
A framboesa é uma fruta da framboeseira (Rubus idaeus L.) que pertence à família das Rosáceas, planta originária do centro e norte da Europa e de parte da Ásia. No Brasil a cultura da framboesa foi introduzida na região de Campos do Jordão (SP) e hoje os principais estados produtores são Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
A safra da framboesa vai de outubro a janeiro. É uma fruta que se adapta em regiões de clima frio, tem sabor doce e suave e tamanho que raramente ultrapassa 20 milímetros. É formada por pequenos gomos e sua coloração varia de amarelo ao vermelho e preto.
A framboesa é bastante confundida com a amora. Uma das diferenças entre elas é que a framboesa é um fruto de centro oco enquanto a amora é um fruto com polpa homogênea.
A framboesa tem sido bastante difundida na industrialização de polpa congelada, sucos, iogurtes, sorvetes, gelatinas e geléias. Também é muito apreciada ao natural.
Propriedades
A framboesa é rica em sais minerais como ferro, fósforo e cálcio, e vitaminas A, C, B1 (tiamina) e B5 (niacina). Cada 100 gramas possui aproximadamente 4 gramas de fibra. É considerada uma fruta funcional, ou seja, além das funções nutricionais básicas produz efeitos metabólicos e fisiológicos com benéficos à saúde.
A framboesa é uma potente arma contra os radicais livres – vilões do corpo, responsáveis pelo envelhecimento celular- por conter grande quantidade de antioxidante e ter efeito protetor para o sistema imunológico e prevenir o câncer.
Tem propriedades laxativas, diuréticas e antiescorbúticas, sendo usada no tratamento do fígado e vesícula biliar. As folhas são popularmente usadas em quadros de diarreias, cólicas intestinais infantis, inflamação da gengiva e da garganta, desordens da menstruação, feridas, inflamação dos olhos, eczemas e erisipelas.
Outros estudos mostram a potencialidade da framboesa no combate à osteoporose e como tônico muscular durante a realização de práticas esportivas.
Cultivo
A framboesa, por possuir grande capacidade de propagação, a cada três ou quatro anos, as touceiras precisam ser desmanchadas e as mudas transplantadas em outro local, para que a concorrência entre os ramos não afete a produção.
Os frutos começam a aparecer um ano e meio após as mudas serem levadas para o local definitivo.
Após a época de frutificação, deve-se fazer o desbaste das plantas, retirando-se todos os galhos que produziram. O desponte (poda verde) deve ser feito quando as plantas atingirem entre 1,10 m e 1,20 m de altura.
A framboesa também se caracteriza por ser um pouco mais rasteira que a amora. Mesmo assim, não se recomenda a formação de parreiras, já que ela só produz nas extremidades do ramo.
Deixá-la crescer no canteiro, desde que obedecidas as indicações de poda e desbaste, é a melhor solução para se obterem mais frutos. Outra recomendação importante para manter regular a produção é não deixar mais de 5 a 7 hastes por planta. Desse modo, conseguem-se frutos de maior tamanho.
Se o pH do solo estiver em torno de 5,0 a 5,5, não é necessário o uso de calcário. Abaixo disso, aplica-se o produto para corrigir sua acidez. Solos férteis também dispensam adubação química.
Já para os mais fracos, recomenda-se o uso de 25 gramas de adubo à base de 10-20-10 (NPK), para cada metro quadrado de área plantada.
O Viveiro Oliveira tem disponível para venda mudas e sementes. Faça seu contato e adquira!
valor da semente paga frete
ResponderExcluirvalor da semente paga frete
ResponderExcluir