sábado, 9 de março de 2013

Noni


Com o nome científico de Morinda citrifolia, o noni é uma pequena árvore de origem asiática cujo uso no mundo é bastante difundido. Ele é mais popular nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, sendo seu consumo no Brasil ainda recente. O fruto é verde, parecido com a fruta do conde, aparecendo geralmente apenas em forma de suco engarrafado, traz muitos benefícios à saúde e ajuda emagrecer, segundo especialistas americanos. O noni cresce tanto em florestas tropicais, como em terrenos rochosos, ou arenosos. É tolerante a solos salinos e certas condições de seca.Pode crescer até 9 m de altura e tem folhas finas simples, de coloração verde clara, com veias vincadas.





A planta dá flores e frutos durante todo o ano. As flores são pequenas e brancas. A fruta contém muitas sementes e tem um forte odor quando colhida, daí que seja por vezesdescrita como fruta de queijo ou fruta de vómito. O Noni contém muitos alcalóides que ajudam ao corpo humano a regenerar as cédulas danificadas e a incrementar as defesas do mesmo, de forma natural.
Apesar da dificuldade de encontrá-lo in natura, o maior mistério em relação ao noni - e que também reforça sua popularidade - tem a ver muito mais com as suas supostas propriedades terapêuticas. Há muitos trabalhos científicos em execução com o objetivo de avaliar se o noni realmente tem propriedades medicinais, como atividades antibiótica, antiinflamatória, analgésica, e, até mesmo, inibidora do câncer. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário